Construct 2 Construct 3 Desenvolvimento

Como criar mecânica de escadas para um jogo plataforma no Construct

Mecânica de escadas
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Uma das coisas que os desenvolvedores de games têm muita dificuldade em implementar nos jogos estilo plataforma é a mecânica de escadas. Pensando nisso, o post Como criar mecânica de escadas para um jogo plataforma no Construct explica de maneira fácil como implementar no Construct 2/ Construct 3 a mecânica de escadas para jogos plataformas.

Criando a fase

Uma das primeiras coisas que você deve criar para que consigamos implementar nosso mecânica, é uma fase com várias plataformas e um player.

Adicione o comportamento (Behaviors) de solido nas plataformas para que a o player consiga interagir com as mesmas.

Configurando o comportamento do Player

Adicione ao seu objeto player os comportamentos de Platform e 8Direction. Altere as propriedade Direction para Up & Down, Set Angle para no e Default Controls para Yes no comportamento 8Direction.

Inicialmente o comportamento 8 Direction iniciará desativado e será ativado apenas quando o player entrar em contato com as escadas. O mesmo irá acontecer com o comportamento de Platform, só que na ordem inversa.

Mas se deixarmos assim, pode ficar bem bugado, então vamos “desligar” a behavior de 8 direções no início do layout:

É importante que você “ignore o input do usuário” ao invés de “desabilitar”.

Além disso, tenha certeza que Default Controls estão desabilitados no Platform behavior.

IMPLEMENTAÇÃO DA ESCADA

Crie um objeto para representar sua escada (“ladder” em inglês).

Após criarmos as escadas em nossa fase vamos criar variáveis (propriedades) em nosso player para controlar o uso das escadas.

Acesse as variáveis de instância do nosso player e crie duas variáveis do tipo booleana: canClimbLadders e onLadders.

A cada frame (“tick”), o jogo irá checar o status do jogador para ver se ele PODE subir uma escada, setando canClimbLadders para true ou false, porque talvez em seu jogo haverá algum estado que você não quer que ele possa subir em escadas, como por exemplo enquanto ataca ou leva dano, sei lá. Em nosso exemplo, ela sempre será true.

A variável onLadders irá simplesmente nos dizer se o jogador está em uma escada ou não.

Certo, então vamos fazer nosso jogador escalar esta escada.

Teste e veja que está mais ou menos funcionando… O jogador se movo para cima apenas quando você segura a seta para cima.

Vamos melhorá-lo!

Certo, agora nós mudamos a condição para sair da escada quando pressionamos S. Também fazemos o jogador “travar” no centro da escada com a condição Set X. As condições Platformer vector estão lá para cuidar de alguns bugs, que você pode testar para descobrir sozinho caso ainda não tenha o feito.

Nesse ponto você já deve ter percebido que você não pode passar da escada, então qual o sentido?

Isso é outra tarefa simples:

Nossa, mas agora não podemos sair das escadas – a não ser que pressionemos S – mas deveríamos sair da escada quando encostássemos no chão acima ou abaixo, certo?

Veja que eu troquei as condições Set Platform Vector X e Set Platform Vector Y de lugar para otimização.

Estamos quase lá! Vamos fazer agora o jogador escalar as escadas quando estiver acima dela:

Exemplo

Clique no link para efetuar o download do projeto de exemplo.

Fonte: Learn Construct 3

Dica

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Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

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