O post Game Engines – O que é um Material? tem como objetivo ilustrar o conceito de material aplicado nas Engines de desenvolvimento de jogos.
Game Engines – O que é um material?
Um material determina a aparência da superfície de algo. Em um nível básico, um material define quatro coisas:
- Cor básica: a cor ou textura de uma superfície. Usado para adicionar detalhes e variações de cores.
- Metálico: quão “semelhante a metal” é uma superfície. Geralmente, um metal puro terá o valor metálico máximo, enquanto o tecido terá um valor zero.
- Especular: controla o brilho de superfícies não metálicas. Por exemplo, a cerâmica teria um alto valor especular, mas a argila não.
- Rugosidade: Uma superfície com rugosidade máxima não terá brilho. Usado para superfícies como pedra e madeira.
Abaixo está um exemplo de três materiais diferentes. Eles têm a mesma cor, mas atributos diferentes. Cada material tem um alto valor para seus respectivos atributos. Os outros atributos são definidos como zero.
![](https://koenig-media.raywenderlich.com/uploads/2016/12/16-1.jpg)
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