O post Instalação do MonoGame, XNA no Visual Studio ensina como instalar e fazer o download de todos os softwares necessários para utilizar o MonoGame no Visual Studio.
Instalação do MonoGame, XNA no Visual Studio
MonoGame é uma implementação open source do Microsoft XNA Framework 4. O objetivo do MonoGame é permitir que desenvolvedores XNA no Xbox 360, Windows e Windows Phone portem seus jogos para o iOS, Android, Mac OS X, Linux e Windows 8.
Para instalar o MonoGame siga os seguintes passos:
- Instale o Microsoft Windows 8
- Instale o MarketPlace Client Games for Windows
- Instale o Windows Phone 8 SDK ou o Visual Studio Express 2010 for Windows Phone
- Instale o Visual Studio 2012 ou 2013 (Express ou Pro/Premium/Ultimate)
- Instale o XNA
- Instale o MonoGame para Visual Studio
No caso do Visual Studio 2013, não é necessário instalar o SDK do Windows Phone 8, pois o mesmo já esta presente na instalação do Visual Studio 2013
Um dos empecilhos ao se trabalhar com o MonoGame é o recurso Content Pipeline existente no XNA para possibilitar o uso dos elementos gráficos e dos elementos de áudio. Esse recurso não foi implementado no MonoGame e para que seja possível gerar esses arquivos é necessário compilar os recursos de áudio e vídeo no Visual Studio 2010, Visual Studio 2012 com o Windows Phone SDK ou no programa disponibilizado no link a seguir.
Programa para converter os arquivos de áudio e vídeo para um formato que o MonoGame possa utilizar.
O link a seguir demonstra a lista completa de vídeo que ensinam a criar o robô. Vocês também podem acessar o site http://blenderpower.com.br para visualizar outras aulas sobre Blender.