Construct 2 Desenvolvimento

Jogo da memória com os personagens do One Piece 02 – Animando as cartas

O post Jogo da memória com os personagens do One Piece 02 – Animando as cartas faz parte de um conjunto de aulas que tem como objetivo ensinar o internauta a criar um jogo da memória com os personagens do One Piece utilizando o Construct 2.

O post Jogo da memória com os personagens do One Piece 02 – Animando as cartas tem como objetivo definir  a largura e a altura das cartas, as margens do jogo e a quantidade de cartas do jogo. Também trabalhamos com a parte de animação de nosso Card.

O link disponibiliza as imagens utilizadas em nosso jogo.  A pasta compactada contém imagens do Naruto e do One Piece para que você possa diversificar na criação das cartas.

Download das imagens do jogo

Caso tenha perdido a aula anterior acesse o post Jogo da memória com os personagens do One Piece 01 – Criando as cartas e aprenda a criar as cartas do jogo.

Jogo da memória com os personagens do One Piece 02 – Animando as cartas

Contas utilizadas

Determina o número de cartas do jogo

gNumberCards = gNumberColumns*gNumberRows

Determina a altura e largura da carta

gCardHeight = int((WindowHeight-((gNumberRows + 1)*gSpaceBetweenCards))/gNumberRows)

gCardWidth = int(gCardHeight * (Card.Width/Card.Height))

Determina as margens do jogo

gMarginLeft = int((WindowWidth – (gCardWidth + gSpaceBetweenCards) * gNumberColumns) / 2)

gMarginTop = int((WindowHeight-(gCardHeight + gSpaceBetweenCards)*gNumberRows)/2)

Dicas

Acesse nosso canal MakeindiegamesBr no YouTube e aprenda a desenvolver outros jogos utilizando o Unity, Construct 2 e o MonoGame.

Assista a próxima aula clicando no link – Jogo da memória com os personagens do One Piece 03 – Criando o Layout e aprenda a criar o layout do jogo por meio de eventos que determinam a posição de cada carta na tela e qual figura do jogo a carta representa.

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.252 outros assinantes

Anúncios

Aprenda a criar seus jogos com os melhores desenvolvedores de jogos

Advertisement

Quer aprender a programar?