O post UNITY – Vector3.Lerp() tem como objetivo explicar o funcionamento do método Lerp() de uma maneira mais fácil do que a explicação presente no próprio manual da UNITY.
UNITY – Vector3.Lerp()
Cabeçalho do método
public static Vector3 Lerp(Vector3Â start, Vector3 finish, float t);
Descrição
O método Lerp tem como objetivo retornar um ponto interpolado que esteja entre um ponto inicial (start) e um ponto final (finish) levando em consideração um valor percentual (t) que seja maior ou igual ao número zero e menor ou igual ao número um (0<= t <=1). O primeiro parâmetro do método corresponde ao ponto inicial, o segundo parâmetro corresponde o ponto final e o terceiro parâmetro corresponde ao valor percentual.
Mas qual a influência do valor percentual na hora de criar (interpolar) o ponto que será retornado para o usuário?
- Caso o valor percentual seja igual ao número zero (t = 0.0) : o método Lerp() irá retornar o próprio ponto inicial;
- Caso o valor percentual seja igual ao número um (t = 1.0) : o método Lerp() irá retornar o próprio ponto final;
- Caso o valor percentual esteja entre o número zero e o número um (0 < t < 1) : o método Lerp() irá retornar um ponto entre o ponto inicial e o ponto final;
- Caso o valor percentual seja igual a zero ponto cinco (t = 0.5) : o método Lerp() irá retornar um ponto exatamente entre o ponto inicial e o ponto final;
- Caso o valor percentual seja igual a zero ponto dez (t = 0.10): o método Lerp() irá retornar um ponto próximo ao ponto inicial;
A imagem ilustra a interpolação de um ponto onde o valor do percentual é equivalente a 0.5
Isso explica por que ele é chamado de interpolação linear: Ele se move suavemente (interpola) a uma velocidade constante (linear) entre dois pontos!
O vÃdeo demonstra com maiores detalhes a forma de se trabalhar com o método Lerp()
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