O post Ferramentas para Game Designers: Gráfico de ritmo apresenta para o Game Design a ferramenta gráfico de ritmo demonstrando suas principais características e como utilizá-la.
Esse post faz parte da série Ferramentas para Game Designers, série que visa auxiliar o Game Designer em suas atividades de construção e gerenciamento de jogos.
Gráfico de ritmo
O gráfico de ritmo é uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar o game design na estruturação do jogo. Basicamente ele é uma tabela que destaca os principais recursos das fases/níveis presentes em seu jogo. Cada gráfico de ritmo é formado pelos seguintes itens:
- Nome do nível/ambiente
- Nome do arquivo (designação de nível/ambiente)
- Hora do dia no contexto do jogo
- Elementos de história para o nível
- Progressão com foco do gameplay no nível
- Esquema de cor do nível/ambiente
- Inimigos/bosses introduzidos e usados)
- Mecânicas introduzidas e usadas
- Perigos introduzidos e usados
- Power-ups encontrados no nível/ambiente
- Novas habilidades, armas, ou equipamentos introduzidos/destravados
- Quantidade e tipos de tesouro que o jogador pode encontrar
- Material de bônus encontrado no nível
- Trilha musical a ser utilizada no nível/ambiente
Exemplo de gráfico de ritmo
Será utilizado o jogo Máximo: Ghosts to Glory para demonstrar um exemplo de gráfico de ritmo. Esse exemplo foi retirado do livro Level UP.
![](http://makeindiegames.com.br/wp-content/uploads/2020/05/grafico_ritimo.jpg)
Quando você analisa duas ou mais colunas de um gráfico de ritmo, certos padrões começam a emergir à respeito da introdução de novos inimigos, mecânica, itens e habilidades. Você pode identificar deficiências no design e começar a mover os elementos preenchendo buracos e limpando lugares inchados.
Esses são alguns dos Itens que podem ser observados com o gráfico de ritmo:
- Aglomeração: muitos novos inimigos ou mecânicas sendo introduzidas de uma vez. Espalhe essas coisas pelo curso do jogo. Lembre-se, o primeiro nível sempre terá muitos elementos, então ele não conta;
- Mesmice: muitas combinações de inimigos e mecânicas idênticas. Misture as coisas para manter o jogo estimulante;
- Cores: altere a hora do dia e os esquemas de cores (dia, noite) para as coisas não parecerem repetitivas;
- Economia: Certifique-se que tenha dinheiro para comprar coisas no mundo.
- Mecânicas e Inimigos: Devem ser introduzidos em conjunto com itens e habilidades necessárias para derrotá-los;
- Antes de terminar o jogo, o jogador terá todos os itens (75% do jogo);
- Adicione de duas a três novas mecânicas, recompensas e inimigos por nível;
Clique no link para efetuar o download da planilha de exemplo e de template.