Para os game designers, é muito importante entender a forma com que os jogadores interagem com um game, pois a partir desse entendimento é possível definir que perfil de jogador será contemplado na hora de desenvolver um jogo. Por isso, muito se é discutido sobre quais os perfis que qualquer pessoa (jogador) manifesta no universo de um jogo.
Richard Bartle, escritor, professor e pesquisador de jogos britânico, definiu 4 perfis de jogadores. Os quais são definidos como Conquistadores, Exploradores, Assassinos e Socializadores (Achievers, Explorers, Killers e Socialites).
Em um ambiente gamificado, não deve-se colocar em evidência apenas as mecânicas e dinâmicas de um jogo, mas a filosofia da motivação das pessoas tornarem-se jogadores semelhantes aos perfis de Richard Bartle.
Os 4 perfis de jogadores definidos por Richard Bartle
Conquistadores (Achievers)
São movidos por objetivos no jogo para se destacar dos outros jogadores, geralmente alguma forma de acumular pontos, sejam eles pontos de experiência, níveis ou mesmo cupons de desconto. Eles serão atraídos por um inventário de badges ou troféus, por exemplo.
Exploradores (Explorers)
São conduzidos pela vontade de descobrir o máximo possível sobre o jogo, incluindo desde o mapeamento da área geográfica até a compreensão da mecânica. Eles são curiosos e vão querer entender o porquê e como cumprir um desafio proposto.
Assassinos (Killers)
Talvez a espécime mais competitiva. Os Assassinos são movidos pela vontade de impor-se e ficamsatisfeitos em proporcionar momentos de agonia e ansiedade nos outros jogadores. Para que eles ganhem,alguém precisa perder (e muitos “alguéns”). São presenças frequentes no top do leaderboard
Socializadores (Socialites)
Estão interessados em pessoas, e no que elas têm a dizer. O jogo é apenas um pano de fundo para socializarem com outros jogadores. Os socializadores são os maiores comentadores de status e os que motivam os desafios em time.
Pensar nesses 4 perfis para arquitetar o design de um jogo é não somente importante, mas handy. Vale também pontuar que esses perfis não são pequenos moldes excludentes. Um jogador com um perfil majoritariamente Socializador pode ser motivado também por outros elementos que seriam característica de Conquistadores, entre outros muitos possíveis exemplos. É então de responsabilidade do game designer elaborar dinâmicas que criem diálogos entre esses vários elementos, para que haja interação e equilíbrio, despertando ainda mais a motivação dos usuários-jogadores.
Vídeos Extras sobre os 4 perfis de jogadores definidos por Richard Bartle