É de fundamental importância ter várias idéias na hora de criar mecânicas, inimigos, mapas e até mesmo no momento de definir história ou narrativa do jogo que será construido.
O post Técnicas para construção de jogos – Brainstorming tem como objetivo apresentar e ensinar como utilizar a técnica de Brainstorming no processo de construção de jogos facilitando o processo de idealização/definição dos itens presentes em um jogo.
Técnicas para construção de jogos – Brainstorming
Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain”, que significa cérebro, intelecto e “storm”, que significa tempestade. É uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo a serviço de objetivos pré-determinados.
Neste estágio as ideias não precisam ser originais e o mais importante é coletar ideias e conceitos, pense sobre todas as coisas que você quer que o seu jogo seja e escreva-as.
Sua meta é fazer associações livremente com suas ideias até onde puder, certifique-se que tenha a colaboração de pessoas de outras áreas além do design de jogos. Não descarte qualquer ideia, pois não existem ideias ruins.
Exemplo de Brainstorming
O exemplo apresenta o Brainstorm de um jogo de Kart
Como utilizar a técnica de Brainstorming
O ideal é montar equipes de no mínimo 4 pessoas para participar do Brainstorming. O tempo da atividade deverá ser de 15 minutos a no máximo 1 hora para que o Brainstorming não se torne improdutivo.
Defina etapas para a realização do Brainstorming, como por exemplo:
- Definição do tema: qual será o ponto de partida?
- Levantamento de ideias: todos participam, dizendo ideias sobre o que remete aquele tema/foco escolhido. Nesse momento não se preocupe se a ideia é boa ou ruim, pois, se ficarmos julgando já de imediato a ideia, não teremos nada. O objetivo nesse momento é levantar todas as ideias sem julgar, afinal livrando-se de tanta ideia ruim, logo vem uma boa;
- Seleção das ideias: agora sim você vai filtrar e relacionar as melhores ideias para criar o seu personagem, jogo ou o que quer que seja.
Ao final de tudo registre as ideias selecionadas e continue o processo de criação de seu jogo. Geralmente o Game Design pega as ideias coletas para criar a documentação, GAme Design Document, do jogo que esta em processo de desenvolvimento.
Uma dica interesante é ler o post Como criar um Game Design Document (GDD) de uma página, lá você aprenderá a criar um Game Design Document (GDD) de uma página para documentar e compartilhar as principais ideias sobre um jogo.
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