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Tendências e Oportunidades no Mercado de Jogos Digitais

Tendências e Oportunidades no Mercado de Jogos Digitais
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Mais de dois bilhões de jogadores que movimentam acima de US$130 bilhões ao redor do planeta. Esses são os números da Newzoo, que estuda os dados do mercado de jogos digitais no mundo. No Brasil, o cenário também é aquecido: são mais de 75 milhões de jogadores que colocam em movimento cerca de US$1,5 bilhão, segundo a mesma fonte.

Enquanto todo esse público se diverte com os mais diferentes e criativos games, diversos profissionais trabalham arduamente para gerar esses momentos únicos de diversão.

O profissional de Jogos Digitais pode atuar em diversas áreas: Game Designer é quem executa a ideia e o projeto geral do jogo, o Programador em geral cria os comportamentos e movimentos dos personagens a partir da inteligência artificial, o Artista é responsável por toda a parte gráfica, um Produtor ou Gerente de Projetos, cuida do andamento do projeto, desde a idéia até o lançamento.

O ideal é ter pelo menos um especialista em cada área. Existem demandas para profissionais de áreas diversas, dependendo da complexidade de cada projeto. Jogos grandes podem envolver até 500 profissionais e levar mais de cinco anos para serem concluídos.

A oferta de cursos no mercado de jogos digitais cresceu bastante nos últimos anos, mas também é possível trabalhar na área sem ter nenhuma formação universitária, desde que a pessoa conheça boas práticas, tenha o conhecimento técnico e muita vontade de fazer as coisas darem certo, já que o sucesso depende muito da capacidade de todos os envolvidos para ir além de certas limitações, comuns em qualquer projeto.

Fontes:

Dicas

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Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

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