Construct 2 Desenvolvimento

Construct 2 – Criando o jogo asteroides

Construct 2 - Jogo asteroides

O post Construct 2 – Criando o jogo asteroides tem como objetivo criar o jogo Asteroides.

Construct 2 – Criando o jogo asteroides

Para desenvolver esse jogo nós iremos utilizar o material disponibilizado pelo site da Scirra (Construct 2) que pode ser salvo em seu computador clicando no link download.

Caso você encontre dificuldades em desenvolver o jogo asteroides ou queira criar outro jogo no Construct 2, acesse o post  Criando o jogo Ghost Shooter.

1 Aula – Criando o background e o player (nave) do jogo asteroide

A 1 aula explica os conceitos básicos sobre o Construct 2 e inicia o processo de criação do jogo Asteroide criando o plano de fundo e a nave (Player). Também é demonstrado como animar o Sprite da nave.

2 Aula – Movimentando a nave

A 2 aula explica como fazer com que a nave se movimente ao pressionar as setas no teclado.

3 Aula – Criando o jato e os freios da nave

A 3 aula explica como implementar os jatos e os freios da nave. Os jatos deverão ser acionados ao clicar na seta para cima e os freios são acionados no momento em que o usuário pressiona a seta para baixo.

4 Aula – Fazendo a nave atirar

A aula 4 ensina como implementar o tiro da nave que deve ser disparado no momento em que o usuário pressionar a barra de espaço.

5 Aula – Colocando som na nave

A aula 5 demonstra como inserir som no momento em que a nave aciona seus motores e seus freios.

6 Aula – Criando os asteroides

A aula 6 descreve como criar os asteroides e como implementar seus comportamentos e animações

7 Aula – Destruindo os asteroides com o tiro

A aula 7 descreve como implementar os eventos que fazem com que o asteroide seja destruído ao entrar em contato com o tiro. No momento em que o asteroide entra em contato com o tiro, novos asteroides são criados para representar seus detritos.

8 Aula – Inserindo informações de vida, pontuação e nível na tela do jogo

A aula 8 descreve como criar a GUI do jogo para exibir informações referentes a vida do jogador, pontuação e nível do jogo

9 Aula – Implementando o inicio e fim do jogo

A aula 9 e 10 implementando a estrutura de inicio e fim de jogo, exibindo informações como reinicio do Jogo e Game Over.

10 Aula – Implementando o inicio e fim do jogo

Dica

Acesse a nossa área de cursos para aprender a desenvolver jogos utilizando as ferramentas Unity, Construct 2, Game Maker e MonoGame. Participe também do nosso grupo de estudos no Facebook.

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

1 Comentário

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  • Boa noite amigo, fiz tudo como ensinou, só que quando coloco todos os eventos em movimento player não fuciona, a nave não anda, da tudo errado, dai nem posso fazer o efeito tiro, como faço pra resolver esse problema?

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