Construct 2 Desenvolvimento

Jogo da memória com os personagens do One Piece 05 – Virar as cartas ao clicar

O post Jogo da memória com os personagens do One Piece 05 – Virar as cartas ao clicar faz parte de um conjunto de aulas que tem como objetivo ensinar o internauta a criar um jogo da memória com os personagens do One Piece utilizando o Construct 2.

O post Jogo da memória com os personagens do One Piece 05 – Virar as cartas ao clicar tem como objetivo implementar a mecânica responsável por virar as cartas ao clicar.

O link disponibiliza as imagens utilizadas em nosso jogo.  A pasta compactada contém imagens do Naruto e do One Piece para que você possa diversificar na criação das cartas.

Download das imagens do jogo

Caso tenha perdido a aula anterior acesse o post Jogo da memória com os personagens do One Piece 04 – Embaralhando as cartas e descubra como implementar os eventos responsáveis por embaralhar as cartas do jogo  fazendo com que as cartas apareçam aleatoriamente no layout evitando que os pares de cartas fiquem uma ao lado da outra no layout do jogo.

Jogo da memória com os personagens do One Piece 05 – Virar as cartas ao clicar

 

Acesse nosso canal MakeindiegamesBr no YouTube e aprenda a desenvolver outros jogos utilizando o Unity, Construct 2 e o MonoGame.

Assista a próxima aula clicando no link Jogo da memória com os personagens do One Piece 06 – Pontuação e acertos e descubra como exibir a pontuação e o número de acertos na tela.

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

3 Comentários

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  • Muito legal seus vídeos. Queria aproveitar e criar um jogo de tabuleiro com cartas e um dado usando parte do seu jogo da memória. Ao invés de espalhar as cartas, elas ficarão amontoadas. A ideia é clicar sobre a primeira carta da pilha, ela virar (CardFace), permanecer um tempo com a face para cima e depois retornar a esconder as demais cartas (CardBack). O programa deverá destruir (ou joga-la para o final da fila) a carta que foi virada e incrementar o CardFace para buscar uma nova carta. Estou com dificuldade nessa parte final. Pensei em exibir as cartas na sequencia do array, usando um repeat, com um contador. Mas não está funcionando. A carta está virando e desvirando, mas torna a virar a mesma carta e não permite virar a partir da terceira carta. O contador não está funcionado.Se puder me ajudar fico agradecido, pois não sou programador (rs). Abaixo segue o algoritmo que estou tentando usar. Obrigado.

    Contador = -1 (variável local)
    System/Repeat n time/set contador to 1
    Set animation to “CardFace”
    Set animation frame to Deck.at(Contador)
    Wait n seconds
    Set animation to “cardBack”

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