Desenvolvimento Unity

Unity – Tudo sobre Game Object e sistema de coordenadas

Unity - Tudo sobre Game Object e sistema de coordenadas

O post Unity – Tudo sobre Game Object e sistema de coordenadas descreve o que é um game object e como inserir um objeto na cena. Além disso, o post também explica como funciona o sistema de coordenadas e demonstra a diferença entre coordenadas locais e coordenadas globais.

Caso não conheça muito sobre a Unity veja o post Unity – Conhecendo a interface  e aprenda tudo sobre as principais Views (janelas) da interface do Unity (project, hierarchy, inspector e scene) utilizando um projeto presente na Asset Store da própria Unity.

Para fazer o download da ferramenta acesse: http://unity3d.com/ e clique em Get Unity para fazer o download.

Unity – Tudo sobre Game Object e sistema de coordenadas

 

 

Projeção Perspectiva e Ortográfica

Nosso olho é usado para a visão em “Perspective” (Perspectiva) porque os objetos distantes parecem estar menores. A projeção Ortográfica é pode parecer um pouco estranha no inicio, porque os objetos permanecem no mesmo tamanho independente de sua distância. É como observar uma cena a partir de algum ponto distante no infinito.

Detalhes Técnicos

Definições para Perspectiva

Uma visão em perspectiva é geometricamente construída desta maneira: você tem uma cena em 3D e é um observador colocado no ponto O. A cena perspectiva em 2D é construída colocando um plano, onde a cena 2D é indicada na frente do ponto O. Uma perpendicular na direção da visão. Isso para cada ponto, na cena 3D uma linha é indicada, passando de O e de P. O ponto S de intersecção entre essas linha e o plano é uma projeção perspectiva do ponto. Projetando todos os pontos P da cena você iniciar uma visão perspectiva.

Definições para “Orthographic” (Ortográfico)

Em uma projeção Ortogonal, também chamada de “Ortográfica”, você tem uma direção de visão, mas não um ponto O da visão. A linha então é indicada através do ponto P de modo que esteja paralela na direção da visão. As intersecções S entre a linha e o plano são as Projeção Ortogonal. E projetando todo o ponto P você inicia uma visão Ortogonal.

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Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

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