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Como criar um Game Design Document (GDD)

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Se você tem uma ideia para um jogo e quer transformá-la em um produto finalizado, você precisa de um plano de design de jogo. Esse plano é geralmente chamado de Game Design Document (GDD) e é um documento que define todos os aspectos do seu jogo, incluindo a jogabilidade, a história, o mundo do jogo e a mecânica.

Um GDD bem escrito pode ajudar a manter a equipe focada e orientada no objetivo, além de evitar retrabalhos e mal-entendidos durante o desenvolvimento do jogo. Neste artigo, vamos dar uma olhada em como criar um GDD eficaz.

Como criar um Game Design Document (GDD)

1 – Comece com uma visão clara

A primeira coisa que você precisa fazer ao criar um GDD é estabelecer uma visão clara para o seu jogo. Essa visão deve ser uma declaração concisa e direta do que o jogo é e o que ele tenta realizar. Por exemplo, “Meu jogo é um RPG de ação ambientado em um mundo de fantasia épico, onde os jogadores assumem o papel de heróis que lutam contra um mal antigo e tentam restaurar a paz ao reino.”

2 – Descreva a jogabilidade

Depois de ter uma visão clara do seu jogo, você precisa descrever a jogabilidade. Isso inclui detalhes como os controles, a mecânica, a perspectiva do jogador, as habilidades dos personagens, as missões e muito mais. Você pode querer incluir diagramas ou gráficos para ilustrar conceitos de jogabilidade específicos.

3 – Crie um mundo coerente

Se o seu jogo se passa em um mundo de fantasia ou em um cenário realista, é importante que esse mundo seja coerente e lógico. Você precisa descrever a história e a ambientação do jogo, incluindo personagens, locais e eventos importantes. Isso ajudará a equipe a entender o mundo em que o jogo se passa e a criar conteúdo que se encaixe perfeitamente.

4 – Defina o público-alvo

É importante ter uma compreensão clara do público-alvo do seu jogo. Isso ajudará a equipe a projetar a jogabilidade e os recursos que apelam aos jogadores certos. Você deve incluir informações sobre a idade, interesses, habilidades e expectativas do seu público-alvo.

5 – Especifique os requisitos técnicos

Para desenvolver um jogo, você precisa ter um conjunto claro de requisitos técnicos. Isso inclui informações como as plataformas em que o jogo será lançado, os requisitos de hardware e software, as limitações de armazenamento e muito mais.

6 – Estabeleça um cronograma

Por fim, você precisa estabelecer um cronograma realista para o desenvolvimento do jogo. Isso inclui datas de entrega para cada etapa do projeto e uma data de lançamento final. Certifique-se de que o cronograma seja realista e que a equipe tenha tempo suficiente para realizar todas as tarefas necessárias.

Conclusão

Criar um Game Design Document eficaz é crucial para o sucesso do seu jogo. Ele serve como um guia para a equipe de desenvolvimento e ajuda a manter todos na mesma página. Ao criar um GDD, certifique-se de que ele seja claro, conciso e abrangente, abordando todos os aspectos importantes do seu jogo. Com um GDD bem escrito, você pode garantir que todos os membros da equipe trabalhem em conjunto para criar um produto final de alta qualidade que atenda às expectativas do público-alvo.

Além disso, um GDD pode ser usado como uma ferramenta de marketing. Ele pode ser compartilhado com investidores, publishers e outras partes interessadas para ajudá-los a entender a visão e o potencial do seu jogo. Um GDD também pode ser usado para avaliar e iterar em ideias de jogo, permitindo que você faça ajustes conforme necessário para melhorar a jogabilidade e a experiência geral do usuário.

Em resumo, criar um Game Design Document eficaz é uma parte crucial do processo de desenvolvimento de jogos. Certifique-se de dedicar tempo e esforço para criar um GDD abrangente que cubra todos os aspectos importantes do seu jogo, incluindo jogabilidade, história, ambiente e requisitos técnicos. Com um GDD bem escrito, você pode ajudar a garantir o sucesso do seu jogo e impressionar seus jogadores.

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Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

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