Game Design Material Teórico e prático

Onde encontrar material de estudo na área de jogos?

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Desenvolvimentos de jogos - Material teórico e prático

Ao começar na área de desenvolvimento de jogos, um dos grandes problemas é encontrar material para embasamento teórico e prático. Pensando nisso, o post Onde encontrar material de estudo na área de jogos? tem como objetivo apresentar dicas dos melhores locais para se encontrar material sobre a área de desenvolvimento de jogos.

Material teórico

Listei alguns sites e livros voltados para a teoria sobre desenvolvimento de jogos, em especial materiais que auliam na formação dos games designers. Caso você queira começar com a prática, isto é, aprender como criar um jogo utilizando o UNITY, XNA, Construct 2, etc. Avance para a o material prático.

Digital Games Research Association (DiGRA)

Fundada em 2003, a DiGRA é uma associação internacional voltada para o estudo interdisciplinar dos jogos digitais. Seus membros variam desde os historiadores do jogo e os teóricos da mídia até os educadores do desing e os desenvolvedores de jogos.

O site pode ser acessado em: http://www.digra.org

The 400 Rules Project (Projeto com 400 regras)

The 400 Rules Project é um projeto de design de jogos colaborativos liderado por Noah Falstein e Hal Barwood. A premissa do 400 Rules Project é que há um número limitado de “regras” ou diretrizes de design que se aplicam a todos os jogos, e o objetivo do projeto é descobri-las.

O site pode ser acessado em: http://www.finitearts.com/Pages/400page.html

International Game Developers Association

Organização que atua no desenvolvimento de jogos, é rica em recursos para o desenvolvedor de jogos já estabelecido e para os aspirantes.

O site pode ser acessado em: http://www.igda.org/

Ludology.org

Site mantido pelo teórico dos jogos Gonzalo Frasca, é um dos melhores portais para assuntos relacionados ao estudo acadêmico dos jogos. Ele inclui uma extensa lista de blogs de estudos do jogo.

O site pode ser acessado em:http://www.ludology.org/

Sirlin.net

Um site mantido por David Sirlin, ex-matemático e, às vezes, designer de jogos. O site contém um grande número de artigos sobre o design de jogos, a maioria contendo uma abordagem formal para a compreensão de fenômenos como o design das regras, a narrativa e a competição.

O site pode ser acessado em: http://www.sirlin.net/

The Art of Computer Game Design

Chris Crawford é um designer de jogos que começou sua carreira na Atari. Ele escreveu oThe Art of Computer Game Design em 1982. O livro foi um dos primeiros textos a tratar da natureza do design de jogos, e apesar do tempo, o livro é um excelente recurso para os principios básicos de design de jogos.

O livro pode ser encontrado em: https://www.digitpress.com/library/books/book_art_of_computer_game_design.pdf

Ludificador

Site pessoal do professor Vicente Mastrocola, que trabalha com projetos digitais e desenvolvimento de jogos desde 1998. Esse site tem como objetivo disponibilizar seu livro Ludificador, que serve co o um guia de referencia para o game designer brasileiro.

O site pode ser acessado em: http://www.ludificador.com.br/

Doses Lúdicas

Doses Lúdicas é uma compilação de breves textos sobre o mundo dos jogos e do entretenimento, distribuído gratuitamente de acordo com a licença Creative Commons. Você pode encontrar o livro nos seguintes links:

Produtor de jogos

Site contendo várias dicas sobre game design e desenvolvimento de jogos. o link: http://producaodejogos.com/ representa a página principal do site Produtor de jogos. Porém o link: http://producaodejogos.com/os-26-melhores-sites-brasileiros-sobre-desenvolvimento-de-jogos/ representa uma matéria muito interessante sobre sites brasileiros voltados para o desenvolvimento de jogos.

Fábrica de jogos

O Fábrica de Jogos desenvolve conteúdos sobre desenvolvimento de jogos digitais, oferecidos por meio de artigos, tutoriais, análises, cursos e outros

O site pode ser acessado em: http://www.fabricadejogos.net/

Material Prático

Atualmente existe uma gama de ferramentas/motores que auxiliam no desenvolvimento de jogos, como o Construct 2, XNA e o UNIITY. Essa área irá listar algum dos principais locais, que ensinam essas ferramentas/motores.

www.dfilitto.com.br

dfilitto é um site voltado para a área de informática, no nosso caso a área de interesse é a programação, pois para se desenvolver jogos é imprescindível conhecer uma linguagem de programação. O Site conta com uma gama de matérias que ensinam o internauta a desenvolver programas utilizando a linguagem C#. É possível encontrar matérias sobre lógica de programação, programação orienta a objetos, desenvolvimento de programas utilizando formulários e banco de dados.

O site pode ser acessado em: http://www.dfilitto.com.br

We Make a Game

Cana do YouTube desenvolvido pelo Paulo que tem como objetivo ensinar a desenvolver jogos 2D/3D utilizando o UNITY 3D. No canal é possível encontrar vários projetos que ensinam a desenvolver jogos a partir do zero.

Link para o canal: https://www.youtube.com/user/wemakeagame

GamesIndie

O canal não foca no desenvolvimento completo do jogo, foca em itens específicos do desenvolvimento, como por exemplo fazer um personagem andar, criar mecânicas como plataformas, nuvens.

Link para o canal: https://www.youtube.com/user/GamesIndie

Sebastian Lague

Um dos canais mais interessantes sobre desenvolvimento de jogos. Conta com uma gama de materiais que ensinam como programar mecânicas de mundo, tuneis, como criar personagens, etc.

Link para o canal:https://www.youtube.com/user/Cercopithecan

IndieGameBrasil

Canal com vários conteudos sobre desenvolvimento e modelagem de personagens.No canal é possível encontrar material sobre Blender, Construct 2 e Unity

Link para o canal: https://www.youtube.com/user/IndieGameBrasil

GameDev Brasil

Site com conteudo voltado para o desenvolvimento de jogos. É possível encontrar tutoriais de como desenvolver jogos, sprites gratuitos para serem utilizados em seus jogos e muito mais. Uma das partes mais interessantes do site é que o mesmo indica outros sites com conteudo voltado para o desenvolvimento de jogos.

Link para o site: http://gamedevbrasil.com/

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

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