Muitas pessoas já pensaram em desenvolver jogos, porém na maioria das vezes se deparam com alguns empecilhos, como por exemplo, criar personagens, sons e até mesmo encontrar uma ferramenta que auxilie na programação nos jogos. Esse post tem como objetivo indicar ferramentas utilizadas para facilitar a vida do desenvolvedor de jogos. O post Ferramentas para o desenvolvimento de jogos Indie tem como objetivo apresentar as principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento de jogos.
Ferramentas para o desenvolvimento de jogos indie
Unity
O Unity também conhecido como Unity 3D é um motor de jogo proprietário e um grande sucesso criado pela Unity Technologies. Unity é similar ao Blender, Virtools ou Torque Game Engine. A Unity possui duas versões principais: Unity Pro, que custa US$ 1.500,00, e a versão gratuita, simplesmente chamada Unity, que pode ser usada tanto para fins educacionais, quanto para fins comerciais.
Link:Â http://unity3d.com/
Construct 2
Construct é um motor de jogos 2D desenvolvido pela Scirra Ltda. O Construct 2 é destinado primeiramente para não programadores, permitindo a criação rápida de jogos, por meio do estilo drag-and-drop utilizando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento.
link:Â https://www.scirra.com/construct2
Blender
Blender também conhecido como blender-3d é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vÃdeo e criação de aplicações interativas em 3D. São esses, jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado. Está disponÃvel sob uma licença dupla: Blender License (BL) / GNU General Public License (GPL). O Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.
Link:Â http://www.blender.org/
MonoGame
MonoGame é uma implementação open source do Microsoft XNA Framework 4. O objetivo do MonoGame é permitir que desenvolvedores XNA no Xbox 360, Windows e Windows Phone portem seus jogos para o iOS, Android, Mac OS X, Linux e Windows 8.
Para maiores informações acesse: http://makeindiegames.com.br/instalacao-do-monogame-xna-no-visual-studio/
Caso esteja interessado em aprender a como utilizar algumas das ferramentas citadas, acesse: Desenvolvimento de jogos – Material teórico e prático
Pyxel Edit
Pyxel Edit é um aplicativo de desenho de pixel art especialmente projetado para trabalhar com pixel. Monte sua imagem, edite e em seguida utilize a mesma em seu jogo. Também é possÃvel fazer animações e exportá-las como folhas de Sprite ou GIFs animados.
O Pyxel Edit roda em Mac e Windows.
Link:Â http://pyxeledit.com/
Make Human
MakeHuman é o software livre e de código aberto para criar seres humanos realistas em 3D para: Ilustrações, animações e jogos
O conteúdo criado com MakeHuman está licenciado sob a licença CCO, o que da aos artistas liberdade sem precedentes para utilizar suas criações de qualquer forma que possa imaginar.
Link:Â http://www.makehuman.org/
Acesse nosso canal no YouTube e aprenda a trabalhar com a Unity, Construct 2 e MonoGame.