Notícias

50 anos de programação para crianças

Aprender a programar ajuda a desenvolver uma série de habilidades, como a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento computacional. Então por que não comemorarmos os 50 anos de programação para crianças.

50 anos de programação para crianças

Por conta disso, o Doodle do Google celebra hoje os 50 anos da linguagem Logo, primeira linguagem de programação dedicada a ensinar as crianças a programar, utilizada com grande sucesso como ferramenta de apoio ao ensino regular e por aprendizes em programação de computadores. Ela implementa, em certos aspectos, a filosofia construcionista, segundo a interpretação de Seymour Papert, co-criador da linguagem junto com Wally Feurzeig.

O Jogo presente no Doodle da Google foi desenvolvida por duas equipes da própria Google (Google Doodle e Google Blocky) em parceria com a MIT Scratch. Este é o primeiro Doodle programável da história, ou seja, ele deixa o usuário utilizar códigos e comandos para resultar em ações. O mesmo possui um aspecto lúdico para as crianças, então, a execução dos comandos resultam em movimentos de um simpático coelho na tela.

Acesse o site do Scratchpara aprender a criar as suas próprias histórias interativas, jogos e animações usando blocos de código.

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.252 outros assinantes

Anúncios

Aprenda a criar seus jogos com os melhores desenvolvedores de jogos

Advertisement

Quer aprender a programar?