Esse post tem como objetivo implementar o jogo BreakOut utilizando o Visual Studio, XNA e MonoGame. O post é a junção de todos os posts relacionados a implementação do jogo BreakOut
MonoGame – Implementando o jogo BreakOut (Completo)
Materiais
Como material de apoio façam o download dos arquivos que serão utilizados no desenvolvimento do jogo BreakOut.
Download dos arquivos de apoio para a primeira aula
Biblioteca – Arquivos xnb, imagens e sons
Todos os arquivos – Código Fonte, Arquivos xnb, imagens e sons
Criando o projeto e importando os arquivos necessários para a criação do jogo
Na primeira aula é criado o projeto no Visual Studio utilizando o template do MonoGame. Após a criação do projeto é feito a conversão dos sprites para um formato que o MonoGame possa utilizar e os mesmos são importados para a pasta content do projeto.
Criando a classe GameComponet2D
Na Segunda aula é criado a classe que representa os objetos do jogo.
Exibindo os objetos na tela
Terceira aula exibe o bastão, a bola e os tijolos na tela
Movimentando o bastão
Quarta aula movimenta o bastão na tela
Tratando a colisão entre os objetos – parte 1
Trata as colisões entre os objetos do jogo, bastão e a bola, a bola e os tijolos
Tratando a colisão entre os objetos – parte 2
Trata as colisões entre os objetos do jogo, bastão e a bola, a bola e os tijolos
Finalizando o jogo BreakOut
Extras – Implementando Pause e Restart no jogo
Pause no jogo BreakOut
Restart – Próxima semana