A Unity 3D como sabemos é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de jogos, mas ela não faz nada para a gente sem que passamos os parâmetros necessários. O fato é, não existe mágica nem milagre, todo e qual comportamento por menor que seja, a gente tem que criar e as vezes até programar em cima disso.
Venho hoje apresentar algumas aulas e conteúdos adicionais para te ensinar como animar seu personagem 3D na Unity, desde a criação do modelo através de software, animação na Mixamo até fazer o personagem sair correndo dentro da Unity.
Animação simples
Podemos fazer uma simples animação de um personagem não humanoide através de poucos scripts, bastando a gente fazer modificações de translação através de um período X de tempo, veja o código abaixo para entender melhor.
float _velocidadeFrente;
float _velocidadeTras;
float _velocidadeGirar;
//Metodo Start e executado uma unica vez, quando o script e executado.
void Start () {
_velocidadeFrente = 10;
_velocidadeTras = 5;
_velocidadeGirar = 60;
}
//Medodo Update e executado a cada Frame
void Update () {
if(Input.GetKey ("w")){
transform.Translate(0, 0, (_velocidadeFrente * Time.deltaTime));
}
if(Input.GetKey ("s")){
transform.Translate(0, 0, (-_velocidadeTras * Time.deltaTime));
}
if(Input.GetKey ("a")){
transform.Rotate(0,(-_velocidadeGirar * Time.deltaTime), 0);
}
if(Input.GetKey ("d")){
transform.Rotate(0,(_velocidadeGirar * Time.deltaTime), 0);
}
}
Animações de personagens 3D
Acima a gente viu como é simples mover um cubo, um robô, algo não orgânico e que tenha uma “animação” mais mecânica e travada, mas agora veremos como fazer Animações de Personagens 3D na Unity 3D, e para isso, vamos usar vários serviços.
Criando personagens no Mixamo fuse
Mixamo Fuse é um software que está disponível gratuitamente na Steam, ele foi comprado alguns anos pela Adobe e descontinuado. Muitos modeladores utilizam o Blender 3D quanto o ZBrush para criar seus personagens, mas ambos os softwares requer que o usuário tenha habilidades para tal.
Importando e Animando personagens no Mixamo
Como dito acima, a Adobe adquiriu a empresa Mixamo, incluindo seu serviço online para criar, mapear e animar personagens 3D. Veremos na aula a seguir como fazer a importação para o Mixamo, escolher a animação e exportar em FBX.
Animações com Blend Tree na Unity 3D
Até aqui a gente tem todas as nossas animações, então chegou a hora de importar tudo o que temos para a Unity e dar vida ao nosso personagem. Blend Tree é um poderoso sistema de estado de maquina, na qual podemos combinar diferentes animações, transições e definir parâmetros para a execução de cada uma delas.
Programando o ciclo de caminhada na Unity 3D
Uma vez que nossas animações estão configuradas na Unity 3D, agora precisamos programar esse ciclo para deixar dinâmico e dar ao nosso jogador o total controle de sua personagem.