O post Blender 3D – Jogos e animações interativas – 1 Parte tem como objetivo ensinar o internauta a trabalhar com a ferramenta de modelagem Blender. Nesse processo será demonstrado os conceitos básicos do Blender, como modelar objetos 3D, como trabalhar com materiais, texturas, iluminação para jogos, simulações físicas e muito mais. Boa parte do conteúdo dessa série é baseado no livro Blender 3D: jogos e animações interativas escrito pelo autor Allan Brito.
Blender 3D – Jogos e animações interativas – 1 Parte
01 – Apresentação do curso e Instalação do Blender
O vídeo tem como objetivo apresentar o conteúdo que será abordado nos vídeos relacionados com a ferramenta Blender. O vídeo também demonstra como instalar o blender 2.77 na plataforma Windows.
02 – Configuração do Blender e modo de visualização da cena no 3D View
O vídeo fala um pouco sobre as janelas, menus e painéis do Blender. Demonstra como emular o teclado numérico e como alterar os modos de visualização dos objetos presentes na janela 3D View
03 – Criando objetos na cena (3DView)
O vídeo demonstra como inserir objetos no 3D View, como trabalhar com o cursor 3D e como alterar os modos de trabalho do 3D View
É possível criar objetos por meio do da caixa de criação ou por meio do menu add localizado na parte superior esquerda do Blender. A caixa de criação é acionada com o SHIFT+A, apresentando uma série de opções para a criação dos objetos.Essas são algumas das principais opções de criação disponíveis:
- Mesh: Esse grupo de objetos agrupa os tipos mais importantes de geometria. Aqui é possível criar cubos, esferas, cones, prismas e muitos outros. Com as primitivas geométricas é possível aplicar ferramentas de transformação para transformar esse tipo de geometria em objetos mais complexos.
- Curve: Para objetos que demandam formas mais suaves, ou mesmo opções para criar cabos ou canos em cenários.
- NURBS: Opção semelhante às curvas, que também se aplica a objetos de natureza mais orgânica ou que demandem formas mais suaves.
- Text: Permite adicionar textos na forma de geometria aos cenários 3D.
- Lamp: Adiciona pontos de luz aos cenários.
- Câmera: Cria câmeras no cenário.
- Empty: Serve para criar objetos que tem a função de ajudar na modelagem e manipulação de outros objetos 3D.
É possível editar os objetos no Blender de diversos modos. Os modos de edição mais importantes são:
- Object Mode: O modo padrão de manipulação de objetos como um todo, em que é possível manipular modelos 3D e outros objetos como luzes e câmeras.
- Edit Mode: O modo de edição permite editar os objetosnos níveis em que podemos acessar seus subconjuntos. Por exemplo, um modelo 3D pode ter seus vértices, arestas e faces editadas nesse modo
- Sculpt Mode: O modo escultura digital permite elaborar modelos 3D detalhados usando o mouse como ferramenta.
- Texture Mode: Esse modo permite pintar texturas procedurais que não são geradas por meio de imagens.
Continue acompanhando os vídeos sobre a ferramenta Blender 3D acessando o link – Blender 3D – Jogos e animações interativas – 2 Parte.
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